CANÇÃO DE AMOR E SAÚDE NA QUINZENA DOS REALIZADORES 13.05.2009

Imagem da notícia

CANÇÃO DE AMOR E SAÚDE, a mais recente curta-metragem de João Nicolau, foi seleccionada para a prestigiada Quinzena dos Realizadores, secção paralela do Festival de Cannes, que se realiza de 13 a 24 de Maio.

O filme, que se segue ao multi-premiado “Rapace” (que, em 2006, esteve também presente no mesmo festival francês e foi o grande vencedor do Curtas de Vila do Conde desse ano), dá-nos a conhecer João, o único empregado visível do estabelecimento comercial Chaves Morais. Ele é também o filho do proprietário e não se coíbe de se ausentar do serviço para auscultar o sopro imaterial do seu coração gastando moeda atrás de moeda na Máquina do Amor. Marta do Monte é uma estudante de Belas Artes portadora de uma inusitada encomenda. A chave que para ela João copia abre mais que uma porta.

A palavra ao realizador: “Não existem crédulos como João nem estudantes com a disponibilidade de Marta do Monte. Felizmente, existem bons escritores. Um deles é Machado de Assis que nos deixa o sábio conselho: ‘.... Amai, rapazes! E, principalmente, amai moças lindas e graciosas; elas dão remédio ao mal, aroma ao infecto, trocam a morte pela vida… Amai, rapazes!’