ELDORADO XXI vence Porto/Post/Doc 05.12.2016

Imagem da notícia

Pela primeira vez o Grande Prémio do Porto/Post/Doc é atribuído a um filme português: o documentário ELDORADO XXI, da realizadora Salomé Lamas.

Pela primeira vez o Grande Prémio do Porto/Post/Doc é atribuído a um filme português: o documentário ELDORADO XXI, da realizadora Salomé Lamas.

O júri, constituído por Cornelia Lund, Isabel Capeloa, Leonor Teles e Joana Pimenta, disse ao Expresso ter ficado “impressionado com a articulação da imagem com o coral de vozes dos que não são ouvidos”.

Descrito pela organização do certame como “uma assombrosa e misteriosa parcela da realidade etnográfica”, `Eldorado XXI` conta como “a comunidade instalada em maior altitude no mundo – La Rinconada y Cerro Lunar (5.500 metros), nos Andes peruanos – funciona, antes de tudo, como um lugar difícil onde homens e mulheres vão testar, contra os elementos da natureza e contra o seu próprio desespero, um último plano de fuga às diversas formas de miséria a que parecem condenados”.

A organização do Porto/Post/Doc, também falou com a RTP: “Em vez de confinar o filme à beleza misteriosa das imagens, Salomé Lamas deu primazia às histórias, contadas de viva voz. Em La Rinconada há mais vítimas de facadas e tiros do que de acidentes laborais, embora estes sejam abundantes. Não admira que o filme fale tanto do trabalho duro e particular dos mineiros, como da dureza, a seu modo universal, daquela vida. Desta vida”.