RUÍNAS

Sinopse

Fragmentos de espaços e tempos, restos de épocas e locais onde apenas habitam memórias e fantasmas. Vestígios de coisas sobre as quais o tempo, os elementos, a natureza, e a própria acção humana modificaram e modificam. Com o tempo tudo deixa de ser, transformando-se eventualmente numa outra coisa.

Lugares que deixaram de fazer sentido, de serem necessários, de estar na moda. Lugares esquecidos, obsoletos, inóspitos, vazios.

Não interessa aqui explicar porque foram criados e existiram, nem as razões porque se abandonaram ou foram transformados. Apenas se promove uma ideia, talvez poética, sobre algo que foi e é parte da(s) história(s) deste País.

Bio-filmografia do realizador

Manuel Mozos nasceu em Lisboa, em 1959. Diploma da Escola Superior de Teatro e Cinema, especialização em Montagem, àrea principal em que desenvolveu a sua actividade enquanto técnico. Trabalha no ANIM – Cinemateca Portuguesa.

RUÍNAS [2009] 4 COPAS [2008] ALDINA DUARTE: PRINCESA PROMETIDA [2008] XAVIER [1991 – 2002] ...QUANDO TROVEJA [1998] CINEMA PORTUGUÊS…? DIÁLOGOS COM JOÃO BENARD DA COSTA ([1996] LISBOA NO CINEMA – UM PONTO DE VISTA [1994] UM PASSO, OUTRO PASSO E DEPOIS... [1990]

Exibição em Salas

Estreia em Portugal a 1 de Abril 2010, com a curta Canção de Amor e Saúde de João Nicolau em complemento

Festivais e Prémios

Indielisboa’09 – Competição Nacional [Portugal, 2009]: Prémio TOBIS para Melhor longa-metragem Portuguesa
FIDMARSEILLE – 20º Festival Internacional do Documentário de Marselha – Competição Internacional [França, 2009]: Prémio Internacional Georges de Beauregard

Ver mais

RUÍNAS na Viennale 2009

O prólogo é ambíguo : o espectáculo de um bloco de prédios a ser implodido. Depois há uma multidão num cemitério, reunida à volta da campa de uma certa Henriqueta Souza, uma mulher reverenciada cuja tumultuosa biografia é nos contada e que, como vamos descobrir, guardou a cabeça do amante morto como relíquia.

Ver mais

Veja o filme online

Ficha técnica

escrito e realizador por Manuel Mozos imagem Luís Miguel Correia, João Nicolau, Sandro Aguilar som António Pedro Fgueiredo, Armanda Carvalho montagem Telmo Churro montagem de som e mistura Elsa Ferreira música anakedlunch pesquisa Dulce Mendes, Ana Gomes produção João Gusmão, Ana Gomes, Cristina Almeida produtores Luís Urbano, Sandro Aguilar

Betacam Digital | 16:9 | 60’ | Cor

© O Som e a Fúria, 2009

Apoios

  • filme apoiado pelo ICA | MC ICA | MC
  • com a participação de RTP RTP