RIO CORGO

Sinopse

Silva, um velho vagabundo, chega, de trouxa ao ombro, a uma aldeia portuguesa isolada, onde se instala numa casa abandonada. Conhece Ana, com quem cria uma relação de amizade e iniciação. Fascinada por este homem com uma história de vida romanesca, a jovem desliza progressivamente para o seu universo imaginário, povoado de seres sobrenaturais, dos quais a figura principal é a amada e defunta Carolina. Mas Silva sofre estranhas crises que o levam inevitávelmente para o hospital, onde uma dúzia de mulheres benevolentes entram nele. Conseguirão elas salvá-lo?

Bio-filmografia do realizador

Maya Kosa
Nascida em Genève em 1985, de origem polaca. Em 2010, obtem o diploma de realizadora com louvores na Haute école d’Art et de design – Genève, secção cinema. Produz e realiza com Sérgio da Costa Aux Bains de la reine, seleccionado e premiado em numerosos festivais.
Rio Corgo é o seu segundo projecto juntos.
Em paralelo da sua actividade como autora, trabalha como assistente de realização e montadora
noutros projectos.

Sérgio da Costa
Nascido em Lausanne em 1984, de origem portuguesa. Descobre a realização durante uma formação de criação multimédia. Integra então a secção Cinema na Haute école d’art et de design – Genève. Vários dos seus filmes de escola são premiados e projectados em festivais internacionais.
Em 2010 obtem o seu diploma com louvores e produz e realiza a curta metragem premiada Aux bains de la reine com Maya Kosa.
Em paralelo da sua actividade como realizador, colabora com outros cineastas como montador, operador de som ou director de fotografia. Vive e trabalha entre Portugal e a Suiça.

Aux bains de la reine [curta documental, 2012]

ESTREIAS

PORTUGAL: 05/05/2016
FRANÇA: 03/05/2017

Festivais

Doclisboa’ 15 [Portugal, 2015]: Prémio Liscont para Melhor Filme da Competição Portuguesa
Crossing Europe Film Festival [Alemanha, 2016]: Social Awareness Award – Best Documentary
66º Festival de Cinema de Berlim – Forum [Alemanha, 2016]
Taiwan Int. Documentary Film Fest. [Taiwan, 2016]
Iberodocs [Reino Unido, 2016]
Olhar de Cinema – Curitiba International Film Festival [Brasil, 2016]

Ficha artística

.

Ficha técnica

argumento e realização Maya Kosa & Sérgio da Costa director de fotografia Sérgio da Costa som Ricardo Leal, Bruno Moreira, Adrian Santos montagem Telmo Churro, Sérgio da Costa e Maya Kosa produção Joëlle Bertossa co-produção Luís Urbano, Sandro Aguilar

95’ | 16:9 | Cor | 5.1 | DCP © CLOSE UP FILMS, O SOM E A FÚRIA, 2015